quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cinema Oriental

Atualmente, na minha opinião, o cinema oriental é o melhor por vários motivos, mas basicamente por terem excelentes histórias, diretores e atores.
Essa curiosidade pelo cinema oriental começou quando eu assisti Os Sete Samurais do Akira Kurosawa, um filmaço que certamente merece ser conferido. Depois disso, cheguei a baixar filmes de variados estilos, como terror, comédia, drama, suspense, ficção, e creio que esse seja o cinema mais criativo atualmente.

É uma pena que as distribuidoras brasileiras não têm interesse nesse tipo de cinema, e preferem só o cinema de Hollywood, e filmes fraquíssimos como a série Crepúsculo, ao invés de um cinema inovador e criativo. Muitos desses filmes não chegaram no Brasil (e dificilmente irão).

São pérolas como Bem-Vindo Mr.McDonald (1997), inédito no Brasil, que mostra uma estação de rádio produzindo uma radionovela de uma dona de casa que ganhou um concurso da rádio. Ou então O Homem que era o Super-Homem (2008), também inédito no Brasil, que conta a história de uma produtora que decide fazer uma reportagem sobre um homem que pensa ser o Super-Homem. Esses dois filmes são ótimos exemplos de filmes excelentes que provavelmente nunca virão para o Brasil.

Felizmente, temos alguns filmes que surpreendentemente chegaram no Brasil, como Batalha Real (2000), que mostra uma realidade alternativa aonde estudantes vão para uma ilha e são obrigados a batalhar para sobreviver, Ninguém Pode Saber (2004) um drama que mostra irmãos que são obrigados a sobreviver em uma casa por conta própria, Princesa Aurora (2005) que conta história sobre uma série de assassinatos que começam acontecendo em um ritmo cada vez mais crescente, ou então o aclamado A Partida (2008) que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2009, e mostra a vida de um jovem que acaba trabalhando como assistente de um agente funerário.

Também temos animações fenomenais que merecem ser conferidas como A Viagem de Chihiro (2001) que ganhou o Oscar de melhor Animação em 2003, ou então Meu Vizinho Totoro (1988) eleita a melhor animação de todos os tempos pela revista Time Out. Ambos os filmes são produzidos pelo Estúdio Ghibli e foram dirigidos por Hayao Miyazaki. O estúdio também conta com Isao Takahata, que fez o excelente Túmulo dos Vagalumes, filme que conta a história de dois irmãos tentando sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial.

Outro ponto bom são os filmes de terror, que geralmente devido às refilmagens de Hollywood, acabam chegando no Brasil. Esse é o caso de Ju-On e sua refilmagem americana que leva o nome de O Grito (2000), o mesmo acontece com Shutter intitulado Espíritos (2004), ou também Ringu conhecido por todos como O Chamado (1998).

No final, o cinema oriental é um cinema que está se destacando devido às histórias inovadoras e produções muito competentes e com certeza merece ser conferido. Mesmo que não sejam através de refilmagens americanas.

por GHR

Nenhum comentário:

Postar um comentário