segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Imaginário Mundo de Dr. Parnassus

Muito antes de estreiar nos Estados Unidos O Imaginário Mundo de Dr. Parnassus causou muita polêmica. Isso porque, um dos atores principais, Heath Ledger, acabou falecendo enquanto o filme ainda estava sendo gravado. Fato esse que causou choque à toda equipe de produção que não via mais chance de finalizar o filme.

No entanto, a solução encontrada foi a mudança no roteiro. Dessa forma, após a morte do ator, três atores foram chamados para completar a história e filmar o que estava faltando. Foram eles, nada mais nada menos que, Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel. O interessante é que não dá para perceber a mudança no roteiro, pois a criatividade do diretor e escritor do filme, Terry Gilliam, conseguiu encobrir esse fato como se nem tivesse acontecido, com extrema sutileza.

Na Inglaterra dos dias atuais, o imortal e milenar doutor Parnassus (Christopher Plummer), que comanda a companhia teatral "Imaginarium" — integrada por um mágico de cartas, Anton (Andrew Garfield), e um anão, Percy (Verne Troyer) —, oferece ao público um espetáculo irresistível através de um espelho mágico, um artefato que dá a seu usuário a chance única de viajar para um mundo fantástico e desconhecido, no qual é possível controlar a imaginação alheia. O poder que o doutor hoje possui lhe fora concedido em tempos remotos através de um pacto com o diabo (Tom Waits). Agora que o aniversário de dezesseis anos de sua filha, Valentina (Lily Cole), está próximo, o diabo volta para receber seu pagamento: a alma da jovem.

Para não perder a amada filha, Parnassus negocia um novo pacto através de uma aposta: Valentina será daquele que conseguir seduzir cinco almas primeiro. É aí que a trupe encontra o jovem Anthony "Tony" Shepherd (Heath Ledger) pendurado num cabo da ponte Blackfriers, em Londres. Depois de salvo, o vigarista com sérios problemas com a máfia russa, excelente contador de histórias e cafajeste sedutor coberto de uma aura misteriosa, se junta ao grupo e embarca numa viagem por mundos paralelos, disposto a ajudar Parnassus a resgatar sua filha. Para passar de uma dimensão à outra, Tony entrará no espelho mágico onde sua aparência muda radicalmente (Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Imaginarium_of_Doctor_Parnassus

Vale lembrar que esse filme foi produzido por Terry Gilliam de forma independente, porém com a alta quantia de 30 milhões de dólares tirada do próprio "bolso". Dessa forma os fãns do ex-integrante do grupo humorístico Monty Python não irão se desapontar, já que o diretor e roteirista não poupou esforços e fez um excelente trabalho de direção, conduzindo a história muito bem, e também com uma belíssima fotografia.

O elenco também está muito bem, com destaque para Christopher Plummer, que está muito confortável no seu papel. O falescido Heath também não fez por menos, o ator com certeza será muito bem lembrado também por sua brilhante atuação nesse filme. A única pessoa que está abaixo do resto do elenco é Lily Cole, que interpreta a filha do Dr. Parnassus, porém, sua participação não chega a afetar a qualidade do filme.

No final, O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus é um filme que certamente merece ser conferido, pois, além de ter uma excelente história, ele conta com um diretor e um elenco bastante inspirado e dedicado à produção. O filme finalmente vai estrear nessa sexta-feira, 07 de maio.Você pode se deliciar com algumas cenas do filme abaixo.



por GHR

Nenhum comentário:

Postar um comentário